Inibidores de doçura que diminuem o sabor excessivamente doce em alimentos com alto teor de açúcar

Como diminuir o sabor doce excessivo em produtos alimentícios, como chocolate, bolo, confeitos e bebidas? Existe uma maneira eficaz de equilibrar o sabor? A resposta é o lactisole, um inibidor de doçura que pode reduzir o sabor doce excessivo para tornar seus produtos mais palatáveis.

Quando se trata do setor de alimentos, o açúcar desempenha um papel crucial, além de proporcionar um sabor doce. Algumas das funções do açúcar no setor de alimentos são:

Preservação: O açúcar atua como um conservante natural em produtos alimentícios. Ele ajuda a evitar o crescimento de bactérias e outros micro-organismos que podem estragar os alimentos. É por isso que o açúcar é frequentemente adicionado a geleias, compotas e outras conservas.

Textura: O açúcar pode afetar a textura dos produtos alimentícios. Ele pode torná-los mais macios, suaves e macios. É por isso que o açúcar é frequentemente adicionado a produtos assados, como bolos, biscoitos e pães.

Cor: o açúcar também pode afetar a cor dos produtos alimentícios. Ele pode ajudar a caramelizar a superfície de produtos assados, dando-lhes uma cor marrom dourada. Também pode ser usado para criar um acabamento brilhante em doces e outros confeitos.

Aglutinante: O açúcar pode atuar como um agente aglutinante em produtos alimentícios. Ele pode ajudar a manter os ingredientes unidos e evitar que se separem. É por isso que o açúcar é frequentemente adicionado a barras de cereais, barras energéticas e outros lanches.

However, the excessively sweet taste is not always well received by consumers, which has led to the emergence of the concept of sweetness inhibitors – food additives that can reduce sweetness without reducing sugar in foods.

To date, several sweetness inhibitors have been found, such as lactisole, ziziphin, gymnemic acid and hodulcin.

O lactisole é um aditivo alimentar usado para reduzir o sabor doce em alimentos e bebidas. É um pó branco cristalino solúvel em água e tem um sabor levemente adocicado. O lactisole funciona bloqueando os receptores de sabor doce na língua, o que reduz a percepção da doçura. É comumente usado em produtos como refrigerantes, sucos de frutas e itens de confeitaria para atingir o nível desejado de doçura. O lactisole é considerado um aditivo alimentar seguro pelas agências reguladoras, como a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA e a European Food Safety Authority (EFSA).

O Ziziphin é um inibidor natural da doçura derivado das folhas da planta Ziziphus jujuba, também conhecida como tâmara chinesa ou jujuba. Descobriu-se que o Ziziphin inibe a doçura causada pela D-glicose, D-frutose, esteviosídeo, glicina, sacarina sódica e aspartame. Ela tem sido usada na medicina tradicional chinesa há séculos. A zizipina também está sendo estudada por seus possíveis benefícios à saúde, incluindo suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. No entanto, são necessárias mais pesquisas para entender completamente seus efeitos sobre a saúde humana.

Gymnemic acid is a natural compound found in the leaves of Gymnema sylvestre, a plant native to India and parts of Africa. It is known for its ability to suppress the sweet taste caused by sugars and some other sweeteners; However, the mechanism of its sweet taste inhibitory effect is still inconclusive.

Hodulcin is a natural inhibitor of sweetness extracted from the fruit of the Hovenia dulcis tree, also known as the Japanese raisin tree. Its sweetness-suppressing effect is much weaker than that of zizipine.

De modo geral, os cientistas identificaram várias substâncias da natureza que podem reduzir a doçura, mas somente o lactisole é atualmente aprovado como aditivo alimentar seguro para reduzir a doçura e amplamente utilizado na indústria alimentícia.

Somos um fabricante de lactisole com mais de 10 anos de experiência em produção. Para obter mais informações, entre em contato conosco por meio do formulário em nossa página inicial.